sexta-feira, 14 de maio de 2010

Laboratórios de informática do governo ainda não estão sendo utilizados em algumas escolas, os professores alegam dificuldade de operar o sistema.

O Governo Federal através do programa de inclusão digital o GESAC, equipou laboratórios de informática em 93 mil escolas públicas, os computadores desses espaços trazem consigo um sistema operacional de plataforma livre, o Linux Muriquim, que foi modificado para satisfazer as necessidades do corpo discente e docente das escolas.
“O laboratório de informática na escola ele é de fundamental importancia, por que é uma ferramenta a mais para o professor trabalhar as suas aulas. Ele é um mecanismo realmente muito importante, sendo bem aproveitado vai ser um recurso que vai melhorar considerávelmente o processo de ensino aprendizagem.”(professor- Nodson)
“Eu acho bom e interessante por que as vezes os alunos não dispõe de uma ferramenta como essa em casa né e aqui na escola, a escola está disponobilizando essa ferramenta para que agente possa interagir mais e aprofundar nossos conhecimentos.”(Mayara Ferreira-aluna)
“A informática hoje ela domina o mundo praticamente e então nada melhor do que fazer esse casamento entre aspas, entre casamento e educação, a educação precisa de ferramentas e uma ferramenta principal e primordial tem que ser a informática, por que apartir dela que agente começa a desenvolver, começa a procriar, começa a ampliar esse mundo que está oculto dentro de nós, e quanto ao software não podemos nos prender a apenas uma janela é bom que conheçamos um novo sistema.(Francisco Guimarães-aluno)
A escola Dom Francisco é uma dessas 93 mil unidades de ensino que já possuem o laboratório informatizado. Mas ainda sim como tantas outras escolas enfrenta dificuldades para operar o sistema já que este é pouco conhecido.
“A princípio sim por que estamos acostumados a usar software proprietário, o windows, e agora temos o linux educacional, existe uma certa diferença mas é uma questão de tá manuseando para conhecer melhor o programa. O acesso dos alunos ao laboratório nós estamos querendo que agora ele de fato possa acontecer, nós ja iniciamos esse trabalho, nesta semana alguns alunos do ensino fundamental estiveram aqui eu estava orientando e não tiveram muita dificuldade.” (Professor- Nodson)
No Dom Luis de Brito a situação não é tão diferente.
“O sistema operacional Linuz que está sendo utilizado nas escolas ele é um sistema um pouquinho complicado, para quem é acostumado com o XP né, e aquele conhecimento que agente tem do XP agente passa a mexer com o Linuz, no momento em que agente tem um pouquinho de conhecimento do sistema operacional, agente vai utilizando e vai ajudando e insentivando o aluno a usar o computador. O sistema linux é do governo federal, quando inicia abri logo a página do mec, não pode modificar o sistema operaciona,l se pudesse era até bom para a gente facilitaria,esse XP que ta ai estava antes dos computadores do governo chegarem, pra mim é bom ter esse XP ai para nos dar um norte em relação a dificuldade que agente tem e os alunos tambem teem com o sistema operacional linux.”(Professor- Carlos)
Devido as difilculdades de lidar com o software do governo algumas escolas estão formatando suas máquinas e colocando um sistema operacional proprietário, o que é proibido pelo próprio governo federal já que o programa implantado nas escolas possui todo o conteúdo didático que deverá ser usado pelos professores no ano letivo e vem devidamente aparatado . O que falta segundo os professores é enfim chegar ao município o treinamento para os professores designados para cuidar dos laboratórios, e nas escolas que ainda não teem, contratar o proficional da área que já entenda do assunto. Para amenizar o problema dessas instituições nós encontramos um profissional da área, para falar um pouco sobre o assunto. Ranyere Serra trabalha a 7 anos com o sistema linux.
“O linux surgiu em 1991 com a criação de Linus Torvalds com base no sistema iunix , apartir daí se teve outras distribuições. É um sistema de Kernel aberto, ele é grátis é indicado para quem quizer utilizar, estudar, modificar e redistribuir sem restrinções, essa é a principal característica do sistema. Os laboratórios de informática nas escolas é uma iniciatica boa do governo, é um investimento vindo desde 2004, quando o governo federal decidiu quebrar parceria com a microsoft, só no primeiro anos o governo arrecadou mais de 370 milhões de reais, cujo isto conseguiu aparatar todas as escolas com laboratório de informática. A dificulade? eu não diria dificulade eu diria familiaridade, a pessoa não é familiarizada com o sistema pelo seguinte o windows ainda é muito automático, a pessoa tem que ter prática para se acostumar a utiliza, aprender a instalar os programas, por que ele não instala automáticamente, algumas versões mais recentes instala automaticamente dependendo da conecção com a internet, essa é uma das principais dificuldades que os usuários finais encontram. E algumas configurações também mas no resto é tudo igual.” (Ranyere Serra)
(Reportagem: Dayse Castro/Imagens: Douglas Silva)